Uma Batalha Vencida – I Retiro Jovens Haitianos

Uma Batalha Vencida – I Retiro Jovens Haitianos

Nos dias 15 e 16 de janeiro de 2021, a Casa de Retiros de Campo Novo, na zona sul de Porto Alegre, acolheu o primeiro retiro dos jovens haitianos da Sede da Área Norte, trazendo como tema o que está em 1Timóteo 4:12: “NINGUÉM DESPREZE A TUA MOCIDADE”. Os ministrantes do retiro foram o Pb. Vinícius Lazzari – Supervisor de Jovens da Sub-Região Sede Internacional,  e o Pb. Pascal Silas Thue – líder do Departamento de Apoio ao Estrangeiro – e o Ev. Ivan dos Santos. Na equipe de apoio, estavam as irmãs Ivoneide Machado, Cleusa Christófoli e Grace Gbenakou.

Estiveram presentes 21 moços e moças haitianos, vindos da República de Haiti e República Dominicana, sendo a primeira vez que eles reuniram-se para um retiro espiritual de jejum, estudo, louvor e oração. As atividades do retiro iniciaram no sábado pela manhã, iniciaram com um período de oração e louvor. A primeira ministração, ficou a cargo do Pb. Vinícius, ministrada em português com tradução para o francês. Na continuação, o Pb. Pascal Silas ministrou em francês, além de português e um pouco de espanhol.

A juventude é um momento importante da vida. A pessoa que perde sua juventude no mundo, ou até mesmo não aproveitando as oportunidades dentro da igreja para crescimento espiritual, perde a fase produtiva mais importante da sua vida. A Bíblia diz que o jovem é o maior alvo do inimigo. Deus quer usar o jovem para expandir o Seu Reino na terra. Por outro lado, o inimigo também quer usar o jovem naquilo que o levará para a destruição. Deus incentiva o jovem a se santificar. Somos como uma pérola preciosa, de alto valor e que o Diabo está tentando roubar. O jovem, sendo um tesouro, mas não conhecendo seu valor, vai desprezar aquilo que ele recebeu de Deus. Por isso, o inimigo usa suas armas pra destruir o jovem, pois é uma potência nas mãos de Deus.

“Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno”.  I Jo 2:14

Quando que o jovem é forte? Quando ele conhece e guarda a Palavra. É isso que dá poder e autoridade no mundo espiritual. Salmos 119:11 diz: “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti”. O inimigo tem estratégias para que os jovens percam o foco. O apóstolo Paulo ressalta que os jovens devem ser um modelo, um exemplo, uma pessoa que inspira outros a o seguir. O desprezo ao jovem vem quando ele diz uma coisa e não cumpre, mas a pessoa que cumpre o que fala, adquire respeito e confiança. Ninguém te despreze por seres jovem. Ao contrário. Torna-te modelo para os fiéis, no modo de falar e de viver, na caridade, na fé, na castidade”. I Tim 4: 12

Durante o retiro também foi ensinado acerca da santificação do falar, o modus vivendi do cristão e a conduta irrepreensível, segundo I Ts 5:23, Mateus 5:32, I Pe 1:16 e I Pe 5:3.

O Pb. Vinícius apresentou exemplos de jovens bíblicos que foram exemplos no meio em que viviam. Um dos exemplos é a jovem serva que vivia na casa de Naamã. Apesar de estar na condição de serva e de refugiada, ela não olhou pra suas emoções, mas soube ser útil à Deus na hora certa para orientar seu senhor. Ela foi observadora e ativa, com o coração livre de amarguras, mesmo sendo escrava. Provavelmente após a cura de Naamã, a moça teve um tratamento diferenciado, foi honrada por ter sido útil em testemunhar do Deus de Israel. Também foi estudado acerca de Davi, que mesmo jovem, matou animais selvagens e um gigante. Com esse exemplo de fé o nome do Senhor foi glorificado. Outro exemplo é Gideão, o qual Deus chamou de homem valente, vencendo os midianitas com 300 homens.

No intervalo, as moças tiveram um momento para discutir entre si as dificuldades em relação ao obedecer a Palavra. Esse momento do retiro foi dirigido pela irmã Ivoneide, a qual ficou aproximadamente 2 horas conversando com as moças e dando seu testemunho de conversão referente às suas dificuldades como nova convertida. Ela falou sobre o padrão bíblico de vestimenta para as moças. Na ocasião, ficou decidido que o Departamento de Apoio ao Estrangeiro ajudará as moças haitianas na obtenção de saias.

 

Os moços receberam instruções em relação à saúde, educação formal e profissão no contexto do Brasil, de acordo com as leis vigentes e as oportunidades oferecidas aos estrangeiros.  Durante o vigor da juventude é o momento de se preparar para serem futuros pais de família, não se entregando para a sedução do consumismo, envolvimento com coisas ilícitas e más companhias, mas sim momento de saber como escolher sua profissão e suas amizades.

Alguns jovens estavam preocupados com a fome na sua primeira experiência com retiro, mas passaram muito bem, Graças a Deus. Ao final do dia, foi servido carreteiro e sucos naturais preparados gentilmente pela irmã Cleusa para a entrega do jejum.

No sábado à noite, o Ev. Ivan ministrou sobre o trabalhar de Deus dentro da igreja e o projeto que Deus tem para cada um. Certamente não foi por acaso que Deus os trouxe para o Brasil. Não foi somente por causa de oportunidades de trabalho e recursos materiais, mas o projeto de Deus vai muito além das coisas visíveis.

Louvamos a Deus por essa batalha vencida e pelo fortalecimento espiritual destes jovens. Que este seja o primeiro de muitos retiros, na presença de Deus e na comunhão de mais irmãos que venham a receber esta tremenda revelação.

Secretaria de Comunicação do Departamento de Apoio ao Estrangeiro

 

About The Author

Related posts

X