JORNADA ESPIRITUAL: ESTUDOS E TESTEMUNHOS INSPIRADORES DO RETIRO DA JUVENTUDE

JORNADA ESPIRITUAL: ESTUDOS E TESTEMUNHOS INSPIRADORES DO RETIRO DA JUVENTUDE

No dia 30 de Junho de 2024, os jovens da região Litoral Norte de Santa Catarina e Leste do Paraná reuniram-se no templo da sede da Área Palhoça/SC para um retiro espiritual, buscando ao Senhor em jejum, oração e adoração. A programação iniciou pela manhã, com o Ev. Geremias da Silva (Supervisor da Juventude) falando a respeito de instruções para os jovens sobre o retiro. Logo após, ele chamou os líderes e alguns jovens para um período de oração. Após o período de oração, o Pr. Tiago Souza (Cascavel/PR) fez uma oração específica para aqueles que não estavam se sentindo bem ou tinham alguma enfermidade, muitos jovens foram a frente receber oração e a liderança orou com imposição de mãos e os jovens clamando, sentiram a presença de Deus.

 

Reedificando Muros e Servindo ao Senhor

Ainda na parte da manhã foi feito um momento de louvor e adoração, conduzido pela Diaconisa Daliane Mazzorana (Palhoça/SC), regente regional da juventude. A irmã Daliane também nos deixou uma palavra sobre Simão que carregou a Cruz de Jesus, ele carregou obrigado como alguém é obrigado a fazer algo. Porém carregando a Cruz, estava carregando uma mensagem de salvação (cf. Marcos 15:21). A mensagem enfatizou sobre nosso ato de servir, precisamos servir a Deus da maneira que Ele quer e não da nossa maneira, somos servos de Deus e devemos perguntar a Ele como devemos agir e louvar. A segunda regente regional, irmã Patrícia dos Santos (Itajaí/SC), falou sobre o tema deste retiro. A mensagem enfatizou a necessidade de reedificarmos nossos muros, nossas vidas, e vivermos para o Senhor, estando dispostos para a obra de Deus e não questionando a Deus, vigiando sempre (cf. Neemias 2:17-18).

 

Momento de Estudos e Testemunhos

O Auxiliar Gustavo Domingos (Palhoça/SC) deixou uma mensagem sobre o profeta Isaías. Mesmo sendo um profeta, Isaías reconheceu suas falhas quando teve um encontro com Deus; por exemplo, sua boca não era perfeita diante da santidade divina (cf. Isaías 6). Ele enfatizou aos jovens a importância de pedirem a Deus que os corrija no que estiverem errando e de louvarem ao Santo Deus.

No início da tarde, o Diácono Brunno Jacobi (coordenador da juventude da Área São João Batista) deixou uma palavra aos jovens em Hebreus 10:36 e falou sobre a importância de aceitar Jesus e a necessidade de paciência para esperar o cumprimento das promessas divinas. Ele enfatizou que Deus irá levantar vidas, batizando com o Espírito Santo, e levantar líderes.

Em seguida, o Pb. Marcelo Gonçalves (coordenador da juventude da Área Itajaí), com base em Naum 1:7, enfatizou a importância de crer em Deus, que nos dá o fôlego de vida. Ele destacou que Deus se manifesta para aqueles que creem, nos escolheu e nos tirou do pecado. Ressaltou a bondade de Deus e a necessidade de obedecer à Sua voz e à Sua palavra. Houve um período de louvor e adoração junto com o grupo de louvor, e em seguida alguns jovens compartilharam testemunhos, como o jovem Luis Eduardo Ambos (Palhoça/SC), que testemunhou sobre a compra do seu apartamento. Ele leu Mateus 6:27-33 e enfatizou que nossa vida está no controle de Deus. Apesar de planejarmos muitas coisas, às vezes sem condições de realizar, devemos sempre buscar primeiro a Deus, pois as demais coisas estão no controle dEle.

A jovem Ana Carolina (São João Batista/SC) também nos deixou uma palavra em Eclesiastes 3. Ela compartilhou sua experiência de estar visitando o templo sede em Palhoça há um ano, durante uma confraternização da juventude, e seu desejo de retornar à igreja e participar da juventude, essa foi a oração feita por ela. Ana Carolina expressou sua alegria em fazer parte da juventude agora e destacou a importância de confiar no tempo de Deus. Enfatizou que, apesar das dificuldades, devemos permitir que Deus guie nossas vidas e acreditar que a alegria virá no tempo certo.

Pudemos ouvir também uma palavra pelo supervisor da juventude, Ev. Geremias da Silva (Florianópolis/SC). Ele compartilhou a importância de guardar os pensamentos e adorar a Deus, especialmente na igreja. Enfatizou que a juventude é parte vital da igreja e deve ser ativa, destacando a necessidade de reconstruir a vida espiritual, confiando em Deus para nos fortalecer e edificar. Também mencionou o fortalecimento do espírito e a importância de não ceder à vontade da carne, e estar próximo de amigos que nos encorajem a buscar a Deus.

Em seguida ouvimos a Diaconisa Jurema da Silva (Florianópolis/SC), ela compartilhou seu testemunho de superação da depressão através da fé e compromisso com Deus, encorajando os jovens a obedecerem a Deus e valorizar o lugar sagrado da igreja.

No encerramento da tarde, os jovens participaram de um estudo bíblico sobre ser pescador de homens (cf. Mateus 4:19), ministrado pelo Pr. Adriano. Ele compartilhou alguns testemunhos de sua caminhada de fé e suas experiências com Deus, enfatizando aos jovens a importância de aproveitarem as oportunidades para falar sobre Deus e orar pelas pessoas. Ao final do estudo, houve um momento de clamor com os jovens, seguido por um intervalo para encerrar o jejum, para que pudessem retornar ao culto da noite.

 

Culto de encerramento

O culto da noite foi aberto ao público e o irmão Rudinei da Silva (São João Batista/SC) deu início com um grande clamor juntamente com a igreja, logo após houve um momento de louvores. O culto contou com a presença do Pr. Natan Loch (Encarregado da área Grande Florianópolis, do Pr. Adriano Licidonio, Superintendente da Juventude, do Ev. Geremias da Silva, Supervisor Regional da Juventude) e obreiros da congregação Sede de Palhoça. A mensagem foi ministrada pelo Pr. Adriano Licidonio baseada no livro de Reis. Conforme II Reis
4:1-6, ao clamar Deus se revela e faz o seu mover em meio ao seu povo. Mesmo perdendo tudo o que possuía, a presença de Deus estava em sua casa, pois havia azeite e Ele não aceita vasilha pela metade, Deus não aceita aquele que está cheio do mundo ou de outra coisa que
não seja a presença dEle. Esvazie-se do mundo para que Deus possa te encher da presença sem que haja impedimentos.

“Nos últimos dias derramarei do meu espírito sobre toda a carne” (cf. Ator 2:1-4), e o encerramento deste retiro aconteceu com almas rendendo suas vidas a Cristo, sendo libertas e jovens sendo batizados com o Espírito Santo.

Confira abaixo alguns registros do retiro.

.
Texto: Comunicação Região Litoral Norte de Santa Catarina e Leste do Paraná
Edição: Assessoria de Comunicação

About The Author

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *