FIES OFERECE 69 MIL VAGAS PARA CURSOS DE ENSINO SUPERIOR

FIES OFERECE 69 MIL VAGAS PARA CURSOS DE ENSINO SUPERIOR

Estão abertas as inscrições para o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet, na página do FIES. Após acessar o site, o candidato realiza o login, confirma suas informações e preenche os dados da renda familiar. É possível escolher até 3 (três) opções de curso/instituição/turno, por ordem de preferência, a plataforma leva em consideração parâmetros como o estado e o munícipio onde o candidato deseja estudar.

São 69 mil vagas, distribuídas em 23.320 cursos/turnos de 1.324 instituições privadas de ensino superior. As vagas ofertadas já podem ser consultadas na página do programa.

Cronograma

  • Inscrições: 27 a 30 de julho de 2021, às 23h59
  • Resultado: 3 de agosto de 2021
  • Complementação da inscrição: 4 a 6 de agosto de 2021
  • Lista de espera: 4 a 31 de agosto de 2021

O que é FIES?

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC), instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Quem pode se inscrever no FIES?

Para se inscrever é preciso ter participado de uma das edições do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), a partir da edição de 2010 até 2020 e ter obtido média das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota superior a 0 (zero) na redação. Também é necessário possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 (três) salários mínimos.

Lembramos que compete, exclusivamente, ao candidato certificar–se de que cumpre os requisitos estabelecidos para concorrer ao referido processo seletivo, observadas as vedações previstas no edital do processo seletivo vigente.

Quem já concluiu o ensino superior pode se inscrever no FIES?

O candidato que já concluiu o ensino superior poderá se inscrever no processo seletivo do Fies, desde que se enquadre nas condições previstas no Edital do processo seletivo vigente.

Lembramos que será vedada a concessão de financiamento ao candidato inadimplente com o FIES ou CREDUC e àquele que se encontre em período de utilização do financiamento.

Quais os cursos que podem ser financiados pelo FIES?

Podem ser financiados pelo Fies somente os cursos disponíveis no sistema do Fies, observado o número de vagas ofertadas.

Quais as condições de financiamento para novos contratos?

Os financiamentos concedidos com recursos do Fies, para estudantes com renda familiar per capita de até 3 salários mínimos, terão taxa real zero de juros.

Durante o curso, o estudante financiado deve pagar mensalmente, o valor da coparticipação, que corresponde a parcela dos encargos educacionais não financiada, diretamente ao agente financeiro.

Após a conclusão do curso, o estudante realizará a amortização do saldo devedor do financiamento de acordo com a sua realidade financeira, ou seja, a parcela da amortização será variável de acordo com a renda e nos casos de o estudante não ter renda, será devido apenas o pagamento mínimo.

Saiba mais em: http://portalfies.mec.gov.br/

About The Author

Related posts

X