Os interessados em solicitar a isenção da taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), devem fazer o pedido até 28/abril.
Para ter direito a isenção da taxa, o interessado deve cumprir pelo menos uma das condições a seguir:
- Estar cursando a última série do ensino médio no ano de 2023, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar
- Ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, tendo renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
- Estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), desde que informe o seu Número de Identificação Social (NIS) único e válido.
Para solicitar isenção da taxa, o participante deve criar um cadastro e uma senha de acesso para a Página do Participante, no portal do Governo Federal (gov.br).
A aprovação da solicitação de isenção da taxa não garante a inscrição no Exame. Os interessados em realizar o Enem 2023, isentos ou não, devem efetuar a inscrição de 5 a 16 de junho.
*O participante que conseguiu a isenção da taxa de inscrição na edição de 2022, mas que não pôde comparecer a nenhum dos dois dias de prova, deverá justificar a ausência para estar apto a solicitar a isenção da taxa de inscrição na edição deste ano.
Confira o cronograma:
17 a 28/04 – Justificativa de ausência no Enem 2022 e solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição para o Enem 2023
08/05 – Resultado da justificativa de ausência e solicitação de isenção
08 a 12/05 – Recurso da justificativa de ausência e solicitação de isenção
19/05 – Resultado do recurso da justificativa de ausência e solicitação de isenção
05 a 16/06 – Inscrições
05 e 12/11 – Realização das provas do Enem
24/11 – Divulgação dos gabaritos
16/01/2024 – Divulgação dos resultados
*O exame poderá ter suas datas de realização alteradas a critério do Instituto em decorrências da necessidade de ajuste das etapas inerentes à sua realização ou inviabilidade de alguma delas.
Clique aqui e acesse a página do participante.
Fonte: Ministério da Educação