100 BOLSAS 100% GRATUITAS EM LETRAS E HISTÓRIA – Confira!

100 BOLSAS 100% GRATUITAS EM LETRAS E HISTÓRIA – Confira!

A Universidade La Salle, por meio do Programa Professor do Amanhã, estará disponibilizando 100 bolsas integrais, ou seja, 100% gratuitas na modalidade presencial para os cursos de Letras e História. Esta iniciativa visa formar docentes capacitados para atuar nas áreas estratégicas que fortalecem a educação básica no Estado do Rio Grande do Sul, especialmente aquelas com base tecnológica, científica e de inovação.

O programa foi instituído pela Lei Nº 16.001, de 4 de outubro de 2023, através de uma ação estadual que adquire vagas em cursos de graduação em licenciatura oferecidos por instituições comunitárias de educação superior (ICES) e concede bolsas de estudo aos alunos selecionados. Essas bolsas abrangem isenção de taxas, matrículas e mensalidades, providas pela ICES, e bolsa de permanência no valor de R$ 800 financiada pelo Estado.

 

O que é o Programa Professor do Amanhã?

O Programa Professor do Amanhã é uma iniciativa estadual do Rio Grande do Sul que visa a formar docentes em cursos superiores de licenciatura, especialmente em áreas estratégicas para o fortalecimento da educação básica, com foco em tecnologia, ciência e inovação.

Quem pode se inscrever no Programa?

As bolsas de estudos serão concedidas a pessoas com ensino médio completo, preferencialmente concluído em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral. Além disso, também podem participar os professores efetivos da rede pública estadual, que tenham pelo menos três anos de exercício da profissão e não sejam portadores de diploma de graduação. Em todos os casos, os candidatos precisam ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), tendo obtido pelo menos 400 (quatrocentos) pontos.

Quais são os benefícios oferecidos pelo programa aos alunos?

Os alunos selecionados recebem uma bolsa integral de estudos, além de uma bolsa de permanência no valor mensal de R$ 800,00 (oitocentos reais), fornecida pelo Estado do Rio Grande do Sul.

Quais os cursos que a Universidade La Salle oferecerá?

A Universidade La Salle oferecerá vagas nos cursos de Licenciatura em História e Licenciatura em Letras – Português.

É preciso fazer vestibular para concorrer a uma das vagas do Programa Professor do Amanhã? Como será feita a seleção dos candidatos?

Não é necessário realizar vestibular. A seleção será feita de modo simplificado, mediante análise de currículo.

Quais serão os documentos necessários para a inscrição/matrícula?

  • 01 (um) documento de identificação: RG, CNH, CTPS ou Carteira profissional;
  • CPF;
  • Ensino médio: histórico escolar e certificado de conclusão do Ensino Médio (ambos assinados);
  • 01 (um) comprovante de residência: água, luz, telefone ou internet; Obs.: caso o comprovante de endereço não esteja no nome do candidato, este poderá entregar uma declaração contendo a assinatura e o documento do titular.
  • Comprovante de realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ou comprovação de vínculo de pelo menos 03 (três) anos como docente junto à rede pública estadual nos casos de professores.

Quando iniciam-se as aulas?

As aulas iniciam no dia 01/04/2024 (segunda-feira), correspondendo ao primeiro semestre letivo do ano (2024/1).

Quais são as obrigações dos alunos beneficiários da bolsa?

Os alunos selecionados devem realizar prática de ensino de no mínimo 300 horas na rede pública estadual durante o curso, e após a conclusão, devem exercer atividades docentes remuneradas de pelo menos 1.920 horas também na rede pública estadual. Eles serão automaticamente inscritos no Cadastro de Contratações Temporárias após a conclusão do curso.

 

Prazo para recebimento das propostas: 30 dias após publicação do Aviso do Edital no Diário Oficial

 

Clique aqui e acesse o edital.

Clique aqui e faça a sua inscrição.

 

*As informações são da Universidade La Salle.

About The Author

Related posts