“Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis.” Romanos 8.13
Imagine que você está com apendicite. O médico lhe diz que vai operar imediatamente. A seguir, ele manda você deitar na mesa cirúrgica, pega o bisturi e se aproxima.
Você deixaria ele lhe cortar? Claro que não. Mesmo que soubesse que a doença iria lhe matar, o seu instinto de proteção não permitiria a ação do médico e, consequentemente, você morreria por uma infecção generalizada. Paradoxalmente, o seu instinto de proteção lhe mataria. Ou seja, ainda que a razão lhe diga que precisa ser operado, a proteção contra a dor do corte irá superar a razão.
Para resolver isso, criou-se a anestesia. Ela anula as resistências do paciente e deixa-o completamente entregue ao cirurgião que, então, poderá salvar aquela vida.
Assim como a dor protege o corpo, de igual forma as emoções são o elemento de proteção natural da espécie humana. O medo nos faz evitar situações de perigo, a ira prepara o corpo para o combate, provocando a injeção de adrenalina no sangue, o amor faz os pais protegerem a prole, etc. O problema é que, a partir da queda do homem no jardim do Éden, as emoções passaram de auxiliares a chefes. Como auxiliares, são ótimas. Como chefes, destroem.
Deus nos criou seres espirituais, cujo espírito deveria controlar todo o ser. Porém, assim como a razão não controla a dor, assim o nosso espírito deixou de controlar as emoções.
O ser humano desceu a um nível próximo ao dos outros animais. Por isso, a Bíblia diz que a sabedoria humana é animal (Tg 3.15).
Contudo, assim como podemos anestesiar a dor, para que a razão prevaleça e permita a cirurgia do corpo, a Bíblia diz que podemos mortificar nossa natureza humana, permitindo que Deus assuma o controle e tire de nosso ser, de nossa alma, aquilo que poderá nos destruir.
O anestésico poderoso que mortifica a nossa natureza dominada pelas emoções e instinto é o Espírito Santo. Se você não aceitar o comando do Espírito, mas optar pela “proteção” que tuas emoções e instintos te dão, essa “proteção” te destruirá e te conduzirá para a morte eterna. Mas, se pelo Espírito, mortificares os feitos do corpo, certamente viverás.
Essas mensagens do ombro amigo tem me ajudado muito. Essas mensagens sempre vem no momento que a gente está precisando. que Deus continue usando o pastor com essas mensagens vinda do trono da graça. Deus lhe abençoe o sr e sua família.