“Buscai, pois, em primeiro lugar, o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mt 6.33)
A Bíblia diz “não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças” (Fp 4.6). Já descobrimos que a oração em conjunto com humildade abre o caminho para a vitória sobre a ansiedade. É o primeiro passo.
Porém, mesmo reconhecendo, em humildade, o poder de Deus, talvez possas dizer: “ah, é muito fácil dizer não ande ansioso! Mas como alcançarei tal objetivo se não estar ansioso está fora de meu controle?”
Deus responde que, para isso, duas providências devem ser tomadas: (1) a oração tem que ser detalhada, devendo, em tudo, serem conhecidas nossas petições. Não poupe tempo e nem palavras para falar com Deus; (2) a oração deve ser com ações de graças, ou seja, ao invés de só pedir, agradeça a Deus por tudo o que Ele já fez. Ficarás surpreso ao ver o quanto Ele já trabalhou por ti.
Já fizeste isso? Já paraste e oraste enumerando em voz alta e agradecendo todas as bênçãos recebidas? Faça-o e verás o gigante da ansiedade virar pó.