VOCÊ TEM LIBERDADE?

Liberdade é algo que a sociedade moderna busca há muitos anos. Todos a querem: políticos, imprensa, meios de comunicação, religiões, jovens, filhos, pais etc. Enfim, todos desejam e lutam para conquistar a sua liberdade.

Liberdade, segundo o dicionário da língua portuguesa Silveira Bueno, é a faculdade de fazer ou deixar de fazer alguma coisa, de praticar tudo aquilo que não é proibido por lei, é o uso dos direitos do homem livre. O livre-arbítrio é a liberdade que o homem tem para agir conforme a própria vontade.

Você tem liberdade, ou pensa que tem?

Será que ter liberdade é o filho sair com quem quiser e acabar envolvido em drogas? Será que ter liberdade é a filha querer sair de casa para se tornar independente? Será que ter liberdade é os cônjuges terem relacionamentos extraconjugais? Será que ter liberdade é os pais deixarem ou apoiarem seus filhos a terem relacionamentos sexuais antes do casamento? Será que ter liberdade é os pais deixarem as crianças à vontade assistindo tudo que há nas programações da televisão? Será que ter liberdade é as crianças e adolescentes terem livre acesso a sites na Internet, como por exemplo, Orkut? Será que ter liberdade é ser seguidor de uma religião ou de um deus? Será que ter liberdade é fumar duas ou três carteiras de cigarro por dia? Será que ter liberdade é ingerir bebida alcoólica até ficar bêbado e, depois, chegar em casa batendo nos filhos e na esposa? Será que ter liberdade é tirar a vida de um ser inocente e indefeso através do aborto? Será que ter liberdade é poder ir a um show de música rock, funk e outras onde as drogas e o sexo são liberados? Será que ter liberdade é ter relacionamento sexual com pessoas do mesmo sexo? Será que ter liberdade é fazer ou apoiar o que os atores fazem nas novelas e filmes de televisão? Será quer ter liberdade é fazer tudo o que desejar sem ter um padrão moral? Será que ter liberdade é fazer tudo o que quiser sem ter um padrão espiritual?

Isto é ter liberdade ou pensar ter? E a liberdade segundo Deus como é?

A Palavra de Deus tem a resposta. Ela diz em Provérbios 16.1: “a resposta certa vem dos lábios do Senhor”. A Bíblia relata a conversa de Jesus com alguns judeus (João 8.32 em diante). Jesus disse aos judeus que creram nele, que, se eles permanecessem em suas palavras, seriam verdadeiramente seus discípulos e conheceriam a Verdade e a Verdade os libertaria. Os judeus responderam a Jesus: “Nós somos descendentes de Abraão e jamais fomos escravos de alguém, como poderíamos ser livres, se não somos escravos”. Ou seja, se não eram escravos tinham liberdade ou pensavam que tinham. Mas Jesus respondeu: “Em verdade em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado”.

Em primeiro lugar, Jesus estava ensinando para os judeus que pensavam ser livres, que, para terem a verdadeira liberdade, eles precisavam conhecer a Verdade e ela iria libertá-los. Então, sim, eles seriam livres. E a verdade é Jesus. Ele diz em Sua Palavra: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14.6). Apenas Jesus liberta o ser humano. Ele veio ao mundo para trazer a liberdade que os homens procuram em tantas coisas.

Em segundo lugar, Jesus estava dizendo que apenas quem não comete pecado é livre. Ter liberdade é não ser escravo do pecado, não desobedecer à lei de Deus. Ou seja, só tem a verdadeira liberdade quem obedece a Palavra de Deus e faz a Sua vontade. Pecado é tudo o que contraria a Palavra de Deus. Logo, alguém que faz coisas que a Palavra de Deus não autoriza é escravo do pecado e, por conseqüência, não tem liberdade. Pode até pensar que tem liberdade, mas está preso no pecado.

Hoje milhares de pessoas em todo o mundo pensam que são livres, mas estão presas no pecado. Estão presas no adultério, nas drogas, nos vícios, nas religiões, em tantas coisas que as afastam de Deus. O pecado faz a pessoa pensar que é livre, quando, na verdade, é escrava do pecado.

Então, Jesus continuou falando: “Se, pois, o filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”. Quando Jesus, o filho de Deus, liberta alguém das correntes do pecado, esta pessoa verdadeiramente está livre e passa a experimentar a verdadeira Liberdade.

Ter liberdade é conhecer a Verdade. Ter liberdade é não ser escravo do pecado. Ter liberdade é ser liberto por Jesus. Ter liberdade é ser livre.

Você tem liberdade? Ou pensa que tem? Você quer ter liberdade? Ou quer continuar pensando que tem liberdade? Você quer ter liberdade ou continuar preso nas drogas? Você quer ter liberdade ou continuar preso na bebida e no cigarro? Você quer ter liberdade ou continuar vendo a sua família ser destruída? Você quer ter liberdade ou continuar sofrendo em seu matrimônio? Você que ter liberdade ou continuar sofrendo com as conseqüências do pecado?

Pare! Pare apenas de pensar que tem liberdade e tenha liberdade agora mesmo em nome de Jesus Cristo. Conheça o libertador da sua alma e seja liberto. Seja livre, seja feliz, seja abençoado em nome de Jesus!

About The Author

Pr. Josué Hoffmann

Diretor-secretário da Mesa Diretora da Convenção de Ministros do Ministério Restauração e encarregado da igreja na Área de Gravataí/RS.

Related posts

X