COM O PROPÓSITO DE “FAZER CONHECIDAS AS OBRAS DE DEUS”, PARTICIPANTES APRIMORAM SEUS CONHECIMENTOS NO II SEMINÁRIO DE COMUNICAÇÃO

COM O PROPÓSITO DE “FAZER CONHECIDAS AS OBRAS DE DEUS”, PARTICIPANTES APRIMORAM SEUS CONHECIMENTOS NO II SEMINÁRIO DE COMUNICAÇÃO

O último final de semana foi especial para aqueles que trabalham na área de comunicação no Ministério Restauração. No sábado e no domingo, dias 23 e 24 de junho, ocorreu o II Seminário de Comunicação, evento promovido pela Diretoria de Comunicação e Relações Institucionais do Ministério Restauração. Irmãos e irmãs de diversas Áreas compareceram na Sede Internacional dispostos a aprenderem o máximo possível a fim de aperfeiçoarem seus trabalhos na obra de Deus com o objetivo principal de “fazer conhecidas as obras de Deus”, como dizia o tema do seminário, baseado em Salmos 105.1b.

Sob a direção do Pr. Plauto Vanzin Junior, Diretor de Comunicação e Relações Institucionais do Ministério Restauração, o primeiro dia do evento foi especialmente proveitoso para aqueles que se dedicam ao rádio e à escrita de textos. Na primeira palestra, a professora de Língua Portuguesa Silvana Garcia falou sobre as diferenças entre as linguagens oral e escrita, revelando diversos erros que são frequentemente cometidos em programações radiofônicas e púlpitos das igrejas. Ao final de sua palestra, todos ainda tiveram a oportunidade de praticar o que aprenderam, respondendo questões relativas aos assuntos abordados.

A seguir, mais uma parte prática foi realizada relacionada ao uso da Língua Portuguesa: com o fim de conhecer as dificuldades específicas dos inscritos no seminário, a irmã Cristina Machado solicitou que cada participante fizesse um texto descrevendo algum evento já realizado na igreja. Todos se esforçaram para fazer o melhor possível. No final do dia, os principais problemas foram mencionados, juntamente com um incentivo especial para a dedicação nessa área.

A fonoaudióloga Sílvia Marques ministrou o tema “Voz, fala e expressividade na comunicação”, momento em que todos puderam absorver dicas valiosas para um melhor uso da voz e da expressão corporal como instrumentos de comunicação e divulgação do amor de Deus.

A última palestrante de sábado foi a irmã Karine Almeida, que focou sua palestra na produção de programas radiofônicos, fornecendo exemplos e, também, mostrando as diferenças entre um programa veiculado em uma rádio tradicional e aquele transmitido em uma rádio online.

No domingo, o Pilar de Comunicação da Superintendência da Juventude Restauração teve uma participação muito especial, com enfoque na produção audiovisual. No começo do dia, o irmão Ezequiel Pinheiro mostrou a importância de se conhecer o público-alvo a fim de que se tenha sucesso na produção de materiais para divulgação de eventos e evangelismos. Em seguida, o irmão Arthur Pereira abordou o tema “A Comunicação por Vídeos”, salientando a importância dessa ferramenta para a propagação da Palavra de Deus nos dias atuais. A irmã Luiza Ourique falou sobre a comunicação por meio de fotos, fornecendo também muitas dicas para que imagens adequadas sejam captadas e possam ser utilizadas da melhor forma possível na divulgação de eventos ou elaboração de artes para banneres e cartazes. As irmãs Luiza e Victória também abordaram especificamente a criação de artes, mostrando, por meio de muitos exemplos, a importância de se realizar um trabalho bem feito, a fim de que o objetivo de uma comunicação perfeita seja atingido. Esse momento contou ainda com a participação das irmãs Emanuelle e Graziele, falando sobre programas, inclusive gratuitos e online, que podem ser utilizados; da irmã Jennifer, abordando a disponibilidade de imagens gratuitas na internet; e da irmã Amanda, mencionando a importância de se manter a identidade visual do Ministério Restauração nas artes produzidas. Ao final dessa parte, a irmã Tanize, também integrante do Pilar de Comunicação da Juventude, mostrou, na prática, como é possível elaborar lindas artes com um programa que está incluído no Pacote Office e, por isso, é mais acessível que muitos outros programas, mas é subutilizado por não se conhecer suas potencialidades: o Power Point.

No encerramento do evento, o Pr. James Schimitt Vieira, Superintendente de Ensino do Ministério Restauração, ministrou o tema “O Cristão e as Mídias Sociais”, alertando para os perigos do uso inadequado de recursos proporcionados pela internet.

Foi um final de semana intenso para quem participou, mas, com certeza, valeu a pena. Os frutos certamente serão notórios em breve em cada uma das Áreas que se esforçaram e incentivaram a participação de irmãos e irmãs, com o intuito de realmente aprenderem e, assim, poderem fazer o melhor possível para o Reino de Deus!

Veja aqui imagens do primeiro dia do evento:

Veja aqui imagens do segundo dia do evento:

About The Author

Related posts

X