QUEIXAR-SE, SIM. MURMURAR, NÃO.
Photo Credit To Unsplash

QUEIXAR-SE, SIM. MURMURAR, NÃO.

“À tarde, pela manhã e ao meio dia, farei as minhas queixas e lamentarei; e Deus ouvirá a minha voz” (Salmos 55.17)

Em Filipenses 2.14, Deus ordena: “fazei todas as coisas sem murmurações”. Porém, a mesma Bíblia nos ensina a passarmos o dia nos queixando e lamentando (Salmos 55.17). Haveria uma contradição? Não.

É que murmurar significa reclamar ou queixar-se de Deus ou de outras pessoas. Isso é que é errado. A Bíblia nos ensina “por que, pois, se queixa o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus próprios pecados” (Lm 3.39). Logo, podemos e devemos nos queixar diante de Deus de nós próprios.

Paulo fez isso quando exclamou “miserável homem que sou”; Davi, quando disse “sou pobre e necessitado”; o próprio Jesus, olhando para sua natureza humana, disse ao jovem rico “bom é só o pai que está no céu”, etc.

O problema não está na luta e nem nos outros. Mas está em nós mesmos. Não é a luta que é grande; é a nossa fé que é pequena. Não são os outros que são fortes demais a ponto de nos devorar, mas somos nós que nos sentimos derrotados.

Assim, quando em oração nos queixamos, não de Deus ou dos outros, ou da nossa situação, mas de nós mesmos, tocamos na ferida. Nos queixamos de quem deveríamos nos queixar.

Então, Deus ouvirá a nossa voz; Ele nos dará força para continuarmos; fé poderosa para realizarmos o milagre; uma convicção inabalável que nos torna invencíveis. A luta poderá continuar, os inimigos poderão permanecer, mas, se nós formos mudados interiormente, a mesma luta e os mesmos inimigos não nos causarão o sofrimento e o temor que antes nos causavam.

Cumprir-se-á, então, em nós, a experiência que teve Davi quando, após reclamar de si próprio “eu sou pobre e necessitado”, descobriu “mas o Senhor cuida de mim”.

Essa posição nos leva à vitória em Cristo Jesus, pois passamos a ver que Ele é maior do que as lutas, do que os inimigos e do que nós mesmos.

About The Author

Pr. Humberto Schimitt Vieira

Presidente da Igreja Pentecostal Assembleia de Deus Ministério Restauração, no Brasil, e do “Restoration Ministries”, nos Estados Unidos da América. Bacharel em Teologia, é conferencista, editor, professor de Missiologia e autor de diversos livros

Related posts

X