“Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte.” (1 Pe 5.6)
Sabemos que a oração é arma eficaz contra a ansiedade. Porém, há pessoas que, mesmo orando, são ansiosas. Por quê? É que há alguns passos na oração que precisam ser seguidos para alcançarmos essa vitória.
Antes de dizer “lançando sobre Deus toda a vossa ansiedade”(1 Pe 5.7), a Bíblia diz “humilhai-vos sob a poderosa mão de Deus”. Ao reconhecermos humildemente que somos incapazes, mas que Deus é capaz, estaremos dando o primeiro passo para a paz de espírito. Deus diz que “resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” (1Pe 5.5).
A soberba nos torna presunçosos. Achamos que tudo depende de nós e que se falharmos “o mundo vai cair”. Isso traz ansiedade. Esquecemos que conosco ou sem nós o mundo seguirá sua marcha. A soberba faz, inclusive, alguns negarem a existência de Deus, achando “chique” dizerem que crer em Deus é demons-tração de fraqueza.
Porém, quando nos humilhamos diante de Deus, aceitamos a sua vontade e lhe confessamos isso, estamos no caminho de uma oração poderosa, que nos levará ao centro da vontade de Deus, onde não há lugar para a ansiedade.