POR QUE MEU FILHO USA DROGAS?
Photo Credit To Photo by Andrew Neel on Unsplash

POR QUE MEU FILHO USA DROGAS?

“Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”. João 8.36

Muitos pais entram em parafuso quando sabem que seus filhos usam drogas. Por quê? – perguntam eles. Onde falhamos?

No livro de Gálatas 5.19-21, a Bíblia diz que o ser humano nasce com uma natureza pecaminosa, decaída, chamada “carne”. Há algumas inclinações que são próprias da carne. Dentre elas, estão a ira, a inveja, a sexualidade desenfreada e, também, a “pharmakeia” (no grego), que significa o uso ou administração de drogas. O mesmo aspecto da natureza humana pecaminosa que leva à “phamakeia” leva a uma outra obra da carne: a embriaguez.

A Palavra de Deus também ensina que cada pessoa tem algumas dessas inclinações mais fortes em sua personalidade. O nome dado para esse desejo forte de fazer o mal é “concupiscência”.

Portanto, quando o seu filho nasceu, já tinha determinadas inclinações carnais. Algumas pessoas, passam a vida inteira sem expor algumas dessas concupiscências: às vezes pela repressão severa, às vezes por falta de oportunidade.

Ora, se seu filho tem a concupiscência das drogas, cada vez mais há oportunidades de elas serem encontradas e, por outro lado, cada vez há menos repressão contra as drogas.

Essa conjugação de fatores empurra, a cada dia, mais jovens para o inferno da dependência química.

Só existe um meio totalmente eficiente para combater a concupiscência, seja do uso de drogas ou qualquer outra: é a atuação do Espírito Santo na vida da pessoa.

Quando uma pessoa entrega sua vida a Jesus, se arrepende de sua maneira de viver e converte seus caminhos para Deus, ela se torna uma nova criatura. O Espírito Santo passa a viver nela.

Começará, então, um combate interior. O Espírito Santo lutará contra as obras da carne. Se, então, optar por “alimentar” a nova natureza com a oração, a leitura da Bíblia e a frequência aos cultos, a concupiscência será mortificada e a pessoa, finalmente, estará livre.

Veja o que diz Gálatas 5.24: “os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”.

Seu filho, você e eu, todos nós, precisamos disso: levar uma vida debaixo do controle do Espírito de Deus. Dessa maneira, poderemos também andar e agir livres daquelas inclinações perversas que buscam escravizar-nos.

A maior herança que você pode deixar para seu filho é conduzi-lo a Deus. Mas, para isso, você não pode mandá-lo só: tem que ir junto. Afinal, tanto ele quanto você, precisam de Deus.

 

About The Author

Pr. Humberto Schimitt Vieira

Presidente da Igreja Pentecostal Assembleia de Deus Ministério Restauração, no Brasil, e do “Restoration Ministries”, nos Estados Unidos da América. Bacharel em Teologia, é conferencista, editor, professor de Missiologia e autor de diversos livros

Related posts

X