PERIGO: AS OVELHAS SÃO DO SENHOR!

Ao chegarmos ao sítio, em Bom Retiro do Sul, observei um gavião grudado no transformador de alta tensão. Imediatamente lembrei-me dos “gaviões” que rondam as ovelhas da igreja, e comentei com os jovens que estavam comigo que o final deles é como o que estávamos vendo: literalmente morto, pois, com certeza, não avaliou seu pouso, não levou em conta o perigo iminente.

Procurei conhecer mais sobre gaviões e descobri muitas coisas, mas o que mais me chamou a atenção neste universo é que são chamados de “aves de rapina”. Rapina,segundo o dicionário Ruth Rocha, significa: ato de rapinar; assaltar… Rapinar, por sua vez, significa: roubar, saquear com violência e voracidade. A propósito, voracidade é qualidade de voraz: 1) que devora, 2) que come com avidez, 3) que não se farta… Quando aprendemos isso, fica bem mais claro o cuidado que devemos ter com esse tipo que ronda a nossa juventude, e por que não dizer até irmãos mais maduros, pois tanto o macho como a fêmea da ave de rapina caçam.

E aí, amada ovelhinha, ainda está com dificuldade de identificar um gavião? Sim? Então, permita-nos dar-te algumas pistas de como reconhecê-lo: fique com os olhos bem abertos nos cultos, pois os “gaviões” nunca ficam o culto todo dentro do templo; alguns até cooperam em alguma atividade, mas, logo que aparece a primeira oportunidade, saem sorrateiramente pela porta dos fundos; os mais maduros no voo saem na hora em que o dirigente do culto diz: vamos ficar em pé e orar; boa parte sai pelo portão da Av. Voluntários da Pátria (isso na Sede Geral, em Porto Alegre; aí na tua Região ou Congregação você sabe o nome da rua).

Vai aí outra dica: qualquer moço que se põe no teu caminho no pátio, ou dentro do templo não nos parece ser digno, pois a Bíblia diz:” A mulher aprazível guarda a honra, como os violentos guardam suas riquezas” (Pv 11.16). Outra dica: assim como existem várias espécies de gaviões, tem aquele tipo que está sempre na moda: é calça saruel, vive grudado no celular, ipod, tablet, iphone, usa corte moicano, passa todo tempo dentro do templo mexendo no celular, enviando SMS, navegando na internet, etc… Bah irmão, o senhor é contra a tecnologia? Não, eu sou contra “gavião” que usa a tecnologia para atrair ovelhinhas que estão num processo de gestação espiritual, pois ainda não nasceram de novo.

Tem ainda a espécie que só aparece nas temporadas de caça (Revista EBD nº 17):…são pessoas com uma aparência de piedade, que estão misturados com a juventude nas grandes igrejas e nos grandes eventos para se tornarem conhecidos e se “integrarem”, e após, exercem suas ações destruidoras também nas pequenas igrejas, que não os conhecem como realmente são, muitas vezes os conhecem apenas de vista. São pessoas que vivem “tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes” (2 Tm 3.5). É impressionante como a obstinação de seu coração lhe leva ao ridículo. Em Oséias 4: 11 diz: “A sensualidade, o vinho e o mosto tiram o entendimento”.

E tu, ovelhinha amada, quem sabe esta mensagem está falando contigo mesmo, mas você pensa: meus pais permitem, e até ficam perto de nós. Ok, mas tu nunca pensaste que teus pais não querem te magoar, por isso eles “permitem”. Na verdade, na verdade, eles querem que tu, mesmo que ainda na adolescência, seja cheio(a) do Espírito Santo. Lembrai-vos de Jó 33.14-18: “Pelo contrário, Deus fala de um modo, sim, de dois modos, mas o homem não atenta para isso… para apartar o homem do seu desígnio e livrá-lo da soberba; para guardar a sua alma da cova e a sua vida de passar pela espada”.

E você, gavião? Examine-se, pois, o homem a si mesmo. Caso você se encontrar nesta condição, procure um obreiro e confesse seus pecados; pois o Senhor não tem prazer na morte do ímpio. E o mesmo Deus, com certeza, vai te estender as mãos e te ajudar a buscar o novo nascimento… “Importa-vos nascer de novo”( Jo 3.7b)!

About The Author

Ev. Onofre Rafael Carpes

Encarregado da IPAD Ministério Restauração na Área Glória, em Porto Alegre/RS.

Related posts

1 Comment

  1. Eduardo Alves

    Vamos continuar nos esforçando para manter os gaviões o mais longe possível do rebanho do Senhor. Paz do Senhor a todos.

Comments are closed.

X