PERCEBA: JESUS ESTÁ NO SEU CAMINHO!

“Naquele mesmo dia, dois deles estavam de caminho para aldeia chamada Emaús, distante de Jerusalém sessenta estádios. E iam conversando a respeito de todas as coisas sucedidas. Aconteceu que, enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e ia com eles. Os seus olhos, porém, estavam como que impedidos de o reconhecer.” Lucas 24.13-16

Você já percebeu que a vida é feita de caminhos?

Quando nascemos, nossos pais se esforçaram para nos ensinar a caminhar e, quando caminhamos, eles nos pegavam pela mão e nos levavam pelos seus próprios caminhos. Na fase da juventude, nós começamos a escolher um caminho a trilhar: alguns escolhem o caminho do estudo; outros, do trabalho; e, assim, vamos caminhando pela estrada da vida. Quando adultos, surgem várias vias no nosso caminho e temos de tomar decisões que nortearão a continuidade de nosso viver.

Nessa fase – alguns até antes – reconhecemos que o caminho que estamos trilhando não é o que desejamos na realidade e tentamos voltar atrás. É aí que descobrimos que os atos errados que praticamos não podem ser apagados. Alguns, desesperados com essa descoberta, decidem parar na caminhada. Muitos não vêem outra solução além de desistirem de viver. Outros, simplesmente decidem ignorar sua condição e continuam como estão, levando a vida de forma completamente infeliz. Porém, nada disso irá satisfazer qualquer pessoa.

Eu não sei qual das duas situações você se encaixa, mas uma coisa eu tenho a lhe dizer: “Neste caminho – o da vida – você nunca vai estar totalmente só!”

Às vezes, estamos como aqueles dois homens que estavam indo para aldeia de Emaús. Se você notar, eles estavam tristes, conversando sobre uma decisão de um caminho que eles tinham tomado e que, naquele momento, parecia não fazer mais sentido. Será que você não está se questionando a respeito das suas decisões?

Talvez você olhe para sua religião e ela não esteja lhe satisfazendo. Quem sabe na vida profissional, não era este tipo de ofício que você desejava; na família, não era este o relacionamento que você queria ter com a esposa (o), filhos, etc…

Veja que, alguém estava viajando com eles; em um momento Ele estava distante, mas, em outro, Ele estava junto deles; e até manteve um diálogo com eles!

Sabe, muitas vezes, pensamos que estamos caminhando num caminho tão deserto que, ninguém nos vê nem se importa conosco. Mas você já deu uma olhada em sua volta? Será que não há alguém caminhando contigo? Assim como naquele dia em que Jesus se apresentou aos dois no caminho, Ele tem tentado se revelar a você!

Mas, por que não conseguimos vê-lo? A resposta está explícita no verso 16: “Os seus olhos, porém, estavam como que impedidos de o reconhecer”. O que será que está lhe impedindo de ver Jesus? Será que são os escândalos promovidos por líderes religiosos? Será a incredulidade neste ser tão amado e puro, que morreu para nos salvar? Ou será que a vida que você leva é tão desprovida de alegria que pensa que Deus não se importa com você?

Jesus passou conversando com eles pelo caminho; Ele lhes expôs algumas verdades, lhes ensinou outras e, assim, continuava durante muito tempo ao lado deles. Será que Jesus não tem lhe encontrado também no caminho da vida e tenta se comunicar com você? Lembre-se, enquanto eles estavam caminhando, não reconheceram que era Jesus quem lhes falava. Talvez as preocupações da vida lhes obscureciam a visão. Será que Deus não está falando com você, não serão essas linhas a forma de Jesus tentar se comunicar com a sua vida? Esta mensagem não lhe diz nada? Não sente nada no teu interior? Porventura, não lhe arde o coração enquanto lê estas linhas?

Sim, Jesus já tentou muitas vezes falar-lhe, mas você não tem entendido a Sua voz. Mas, hoje, como foram abertos os olhos dos discípulos no caminho de Emaús, Jesus lhe dá o entendimento para você vê-Lo e crer nEle como o único que, além de dar felicidade e razão de viver nesta terra, também lhe garante o que há de mais precioso: a vida eterna.

Creia em Jesus e seja feliz de verdade, pois, Ele ama você e o Seu amor vem lhe seguindo há muito por este caminho; mas hoje, Ele o alcançou. Faça como os dois discípulos, peça para Jesus ir à sua casa e, Ele com certeza, não rejeitará o seu convite.

Neste momento, faça uma oração sincera a Deus, dizendo a Ele que você aceita andar neste caminho da vida com a presença de Jesus, o seu Filho, e que a partir de hoje não terá apenas uma religião com rituais litúrgicos, mas o Salvador e Redentor da sua alma será a razão do seu viver.

About The Author

Ev. Sandro Paixão

Encarregado da IPAD Ministério Restauração na Área Novo Hamburgo/RS.

Related posts

X