JUVENTUDE DA ÁREA GRAVATAÍ EM RETIRO: “ESTOU FAZENDO UMA GRANDE OBRA”

JUVENTUDE DA ÁREA GRAVATAÍ EM RETIRO: “ESTOU FAZENDO UMA GRANDE OBRA”

A história de Neemias é conhecida pela convicção e determinação que este servo de Deus teve ao fazer a obra sem parar, rejeitando os cinco convites que recebeu para parar e descer (Ne 6.3). E foi em busca dessa mesma visão que a Juventude Restauração da Área Gravataí/RS deslocou-se, nos dias 02 e 03 de junho de 2018, para a cidade de Bom Retiro do Sul a fim de, por meio do jejum, da oração e do estudo da palavra de Deus, passar o final de semana buscando do Senhor revelações para a Sua “grande obra”.

Na manhã de sábado, após um período de oração e quebrantamento na presença do Senhor, o primeiro estudo foi ministrado pelo Pb. Josiel Arruda, líder de jovens da Área. Usando como base o tema do retiro, registrado no livro de Neemias 6.1-15, falou sobre a importância de se ter foco e objetivo para realizar o projeto de Deus, tendo consciência de que estamos fazendo uma grande obra e que a construção não pode parar. Em seguida, o Aux. Isaias Vargas, líder de jovens da congregação Morada do Vale I, também ministrou um estudo da Palavra de Deus. Baseando-se em Filipenses 4.8, explanou sobre os pensamentos e a diferença de sentimentos e emoções. Mostrou que é necessário buscar de Deus sabedoria para resistir e suportar as pressões internas sofridas pelo jovem no decorrer da caminhada.

Intercalado aos estudos, cada dupla de jovens recebia um “tijolo” com palavras que fazem parte da grande obra do Senhor, para que buscassem referências bíblicas sobre o assunto e, quando apresentado aos demais, ajudassem a construir um “muro”.

À tarde, o Pr. Silvio Machado ministrou uma palavra e, usando como referência João 15.16, salientou que “a escolha de Deus não depende de quem quer ou de quem corre; a escolha de Deus é exclusiva da misericórdia dEle”. Mostrou também que “jamais devemos parar de lutar, pois Jesus nos escolheu com o objetivo de ir e dar frutos”. A presença do Todo Poderoso desceu sobre todos os jovens ali presentes, cativando a mente de todos, sem nenhuma exceção. O Senhor trouxe renovo, transformou vidas e batizou com o Espírito Santo. Aleluias!

À noite, o Dc. Fernando, líder de jovens da Área Parobé/RS, pregou a fidedigna palavra de Deus, com base em Atos 5.1-11. Foi uma noite de conserto, em que o Senhor tratou de perto com cada coração. A mensagem, intitulada como “Sepultando o pecado”, citou a história de Ananias e Safira, exortando para o fato de que, dos olhos de Deus, nada fica encoberto. Cada jovem pôde refletir sobre o testemunho que o céu vê quando olha para a terra, e o pregador ainda frisou que nem todo movimento é avanço e, se não há avanço, alguma coisa precisa ser sepultada! Por fim, exprimiu o desejo de Deus para os jovens: mortificar o pecado e transportá-lo para fora. Glórias a Deus!

No domingo pela manhã, após orações e momento de adoração, o Pr. Josué Hoffmann, encarregado da Área Gravataí, ministrou para os jovens. Também se baseando no tema, pontuou cinco coisas que podem fazer um jovem suspender a grande obra que está fazendo, detendo-se em dois tópicos: 1) o espiritual, no qual mostrou que o diabo quer roubar a comunhão com Deus, e uma das coisas que ele usa é a carne, razão por que é necessário destruir essa ponte, para que o diabo não tenha acesso à vida do crente 2) o sentimental, no qual usou como base Jeremias 17.9 para advertir que o coração do homem é enganoso e que ele precisa ser entregue a Deus. Dentro desse tópico, ainda falou sobre namoro cristão, ensinando sobre os requisitos e o tempo de Deus para esse período da vida do jovem.

No domingo à noite, os jovens retornaram à cidade de Gravataí, onde, após a escola dominical, ocorreu o culto de encerramento do retiro. Desde os louvores entoados, era manifesta a maravilhosa presença do Espírito Santo. Na ocasião, o jovem Marcos Júnior, líder de jovens da congregação Contel, Área Canoas Leste, ministrou, fazendo menção do texto de II Reis 5. 1, que relata a história de Naamã e a menina que Deus usou para que seu chefe alcançasse o milagre. Destacou que o principal desejo de Deus para a humanidade é restaurar o homem do seu estado pecaminoso; como Naamã, todos temos ou iremos passar por alguma dificuldade ou uma circunstância em que teremos que tomar uma decisão, e a melhor delas é se aproximar mais de Deus e da Sua vontade, confiar e seguir as ordens do Senhor Jesus e não se achegar a Ele com uma opinião formada.

Mais uma vez, Deus proporcionou aos jovens da Área Gravataí dias maravilhosos em Sua presença e uma nova experiência com Ele, para prosseguirem na “Grande Obra”.

A juventude finaliza com uma meditação e um conselho àqueles que chegaram ao final deste texto:

Qual seria sua resposta se, assim como Neemias, fosse cinco vezes convidado para não continuar a obra? Se estás cansado, ou em dúvidas, temos uma resposta de Deus para você: Não cesse, não pare! Mantenha firme sua posição com aquele que lhe convocou para a Sua grande obra!

Confira, a seguir, algumas imagens deste abençoado retiro:

About The Author

Equipe de comunicação da Igreja Pentecostal Assembleia de Deus - Ministério Restauração.

Related posts

X