PRIMEIRO RETIRO GERAL DO DEPARTAMENTO DE CAPELANIA PRISIONAL

PRIMEIRO RETIRO GERAL DO DEPARTAMENTO DE CAPELANIA PRISIONAL

Nos dias 10 e 11 de mês de junho, na cidade de Bom Retiro do Sul/RS, foi realizado o I Retiro Geral do Departamento de Capelania Prisional do Ministério Restauração, em conjunto com a Superintendência de Ensino do Ministério.

No sábado, dia 10/06, a ministração ficou a cargo da International Chaplains Association Interchap-Global, na pessoa do capelão Capitão Dilnei Machaski, vice-presidente nacional da instituição, que ministrou o curso oficial de habilitação em Capelania Prisional. Este curso já estava sendo aguardado há algum tempo, tendo em vista a grande necessidade de habilitação e aprimoramento de obreiros em virtude da grande expansão do trabalho de assistência às casas prisionais realizado pelo Ministério sob a coordenação do Pr. Sérgio Cortez e do Pr. Mauro Padilha.

Toda a estrutura da Superintendência do Departamento de Ensino foi mobilizada na organização do evento, com a confecção do material impresso – constituído pelo conteúdo disponibilizado pela Interchap e outros elaborados pelo próprio Departamento de Capelania do Ministério em conjunto com o Departamento de Ensino – além do trabalho de logística, inscrição e atendimento aos participantes.

No primeiro dia, sábado, o trabalho foi dirigido pelo Pr. James Schimitt Vieira, Superintendente de Ensino, e pelo Ev. Nerizeu Mattos, tendo como foco a ministração da Interchap pelos capelães coordenados pelo Capitão Dilnei. O encerramento foi à noite, quando houve a formatura do curso de especialização, com a entrega dos certificados de participação.

No domingo, o trabalho foi iniciado com oração e, na sequência, sob a coordenação e ministração do Pr. Sérgio e do Pr. Mauro, foram abordados diversos assuntos práticos relativos ao trabalho nos presídios. Houve, ainda, a participação do irmão Frederico Abrahão, que é advogado e falou sobre aspectos jurídicos do trabalho, dos apenados e de obreiros presentes egressos do sistema penitenciário que, agora, estão voltando às casas prisionais não mais como educandos, mas como proclamadores da Verdade que Liberta! Aleluia!

Este retiro contou com a presença de irmãos de várias cidades do Rio Grande do Sul, como Porto Alegre, Esteio, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Tapes, Guaíba, Montenegro, Cachoeirinha, Santa Maria, Vacaria, Gravataí, Viamão, Canoas, Eldorado do Sul, Taquara, Carazinho, e de Santa Catarina, como Criciúma e Tubarão.

Agradecemos a Deus por mais esta oportunidade de ensino e de consolidação do trabalho de Capelania Prisional no Ministério Restauração, cujos resultados têm sido um testemunho do poder de Deus diante das autoridades e dentro de dezenas de casas prisionais que estão sendo atendidas pelo Ministério.

About The Author

Related posts

X