IV CONGRESSO E SEMINÁRIO GERAL DO DEPARTAMENTO DE ENSINO – SAIBA COMO FOI

IV CONGRESSO E SEMINÁRIO GERAL DO DEPARTAMENTO DE ENSINO – SAIBA COMO FOI

Centenas de pessoas compareceram na Sede Internacional do Ministério Restauração, no último final de semana, dias 16 e 17 de janeiro de 2016, para participar de mais uma edição do Congresso e Seminário Geral do Departamento de Ensino.

Nos dois dias, o seminário foi realizado das 9h às 17h, enquanto o Congresso ocorreu à noite, das 19h às 22h. Encarregados de Áreas, professores de escolas bíblicas e um grande número de irmãos e irmãs que, embora não trabalhem diretamente na ministração do ensino em suas igrejas, amam a Palavra de Deus, aplicaram seu tempo e suas forças para edificarem suas vidas por meio do estudo da Bíblia e, também, para obterem novas estratégias a fim de edificarem suas congregações.

De uma forma surpreendente, os temas abordados, embora diversificados, foram totalmente entrelaçados por uma notável ação do Espírito Santo de Deus. Cada ministrante transmitiu à igreja uma revelação especial em cada assunto tratado.

No sábado, logo após o credenciamento dos inscritos e a distribuição dos materiais oferecidos (pasta alusiva ao tema do evento, livro “Manual do Professor Pentecostal” volume 4, DVD com diversos auxílios aos professores, caneta, bloco de anotações, etc), o Pr. James Schimitt Vieira, Superintendente do Departamento de Ensino, iniciou a primeira ministração: “Como Alcançar o Aluno”. Nesta, enfatizou princípios e atitudes que o professor deve ter para ministrar uma excelente aula. Ao longo dos dois dias, o Pr. James ainda falou sobre mais dois temas: “Acertando o Alvo: como Ministrar Considerando o Estilo de Aprendizagem do Aluno” e “Aconselhamento para Pais e Filhos”.

A psicóloga e professora Corina Amaral ministrou o tema “Vencendo as Oposições: Triunfando sobre o Bulling na Escola”, mostrando as características e formas de tratamento desse fenômeno que, embora já ocorra há muito tempo, somente na última década é que tem sido estudado por especialistas das áreas de educação e psicologia.

A irmã Maria Schimitt Vieira ministrou o tema “O Líder: Ministro da Glória do Trono de Deus”, em que, sob uma extraordinária revelação de Deus, mostrou a dimensão do poder que há no Trono de Deus e como usufruir desse poder e mantê-lo na vida pessoal de cada crente e na igreja.

O Pr. Hubert Gbenakou, de República da Guiné, África, com tradução do Inglês para o Português feita pelo irmão Márcio Dias, encerrou o primeiro dia do seminário com o tema “O Desafio de Lutar pela Verdade e Manter o Testemunho a Qualquer Custo”. Chamando a atenção para o enfraquecimento da revelação verdadeira e poderosa de Deus em muitas igrejas nos dias em que vivemos, mostrou a soberania da Palavra de Deus e a importância de se lutar para que Sua mensagem seja divulgada integralmente.

No sábado à noite, com a presença de muitos dos seminaristas que já estavam presentes durante o dia, além de visitantes não-crentes, a glória de Deus seguiu manifestando-se desde o início do culto, enquanto jovens dirigiam a primeira oração. Na ocasião, ocorreu a formatura de 37 alunos que concluíram o módulo básico do curso teológico CETADEB, que é oferecido em diversas áreas do Ministério Restauração. O Diretor do curso, Pr. Hércules Denobi, de Apucarana/PR, esteve presente e, além de deixar uma palavra e explicar todo o funcionamento da instituição, entregou, juntamente com o Pr. João Carlos Jacobi, os certificados aos formandos.

A Palavra de Deus foi ministrada pelo Pr. João César de Mattos, de Palhoça/SC, com base em 1 Reis 2.36-46, que relata a história de Simei, um homem que, embora tenha pecado gravemente contra o rei Davi, permaneceria com sua vida íntegra se permanecesse dentro dos limites estabelecidos pelo rei Salomão. No entanto, para não perder dois escravos que haviam fugido de seu domínio, Simei ignorou os limites estabelecidos e, por isso, acabou morrendo. O pregador mostrou que assim ocorre também com o crente. Como todo ser humano, devido ao pecado, este deveria ser condenado à morte eterna; porém, pela Sua misericórdia, Deus o perdoa e lhe garante a vida, mas estabelece limites para que a morte não o alcance. O grande segredo para a vida em abundância é justamente o respeito a esses limites, que faz com que o crente desfrute da presença de Deus e seja plenamente satisfeito.

No convite, muitos foram à frente, buscando de Deus a graça para se manterem em santidade, dentro do limite que Deus estabelece para a vida daqueles que querem desfrutar da vida eterna!

No domingo, às 9h, todos já estavam prontos para mais um dia intenso de estudos. A primeira ministração foi feita pelo Dc. Tarcísio Gubiani, com o tema “Administração do Tempo”, abordando atitudes e estratégias que são necessárias para usufruir da melhor forma desse bem tão precioso: o tempo. À tarde, houve a participação do Presidente do Ministério Restauração, Pr. Humberto Schimitt Vieira, que ministrou com o tema “Mantendo a Base da Fé e os Princípios Doutrinários”, indicando os princípios que movem o verdadeiro crente a uma fé e vida vitoriosa.

Houve ainda, além das ministrações feitas pelo Pr. James já mencionadas, um fórum com a participação de dois jovens alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul: irmão Átila Barros, acadêmico do curso de História, e o irmão Silas, doutorando do curso de Química. Ambos falaram sobre a sutil ação maligna que tem se infiltrado especialmente nos cursos de licenciaturas das Universidades, notadamente as Federais, para formar professores contrários aos fundamentos do cristianismo. Alterações nos currículos dessas faculdades têm sido realizadas a fim de que os profissionais por elas formados, ao atuarem no magistério, formem gerações que rejeitem o Evangelho. Ficou o alerta de que é necessário que os pais compreendam a necessidade de assumirem uma postura ativa na educação e de guerra no mundo espiritual pelos seus filhos, de maneira que a convicção e o conhecimento de Deus gerados nestes o façam vitoriosos diante dessa imposição do mundo. Também foi ressaltada a importância fundamental de uma forte estrutura de ensino na igreja para se contrapor a esse sistema maligno que está sendo imposto na sociedade a partir das instituições de ensino seculares.

No final da tarde, ocorreu ainda a ministração da Escola Bíblica, às 18h, após um intervalo para almoço, pelo Ev. Newton Revair, de Cachoeirinha/RS.

No domingo à noite, mais uma formatura ocorreu, dessa vez do Seminário de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), que formou dezenas de alunos de três diferentes níveis no segundo semestre de 2015. Glorificamos a Deus pelo interesse de crianças, jovens e adultos em aprenderem uma língua especial com o propósito de comunicarem o amor de Deus àqueles que literalmente não podem ouvir.

Nos dois dias, o cantor Joel Leandro louvou a Deus, com graça e unção do Senhor. No encerramento, houve ainda a participação, no louvor, do Pb. Paulo Ricardo, encarregado da igreja em São José do Norte/RS, e do coral infantojuvenil da Sede Internacional, acompanhados pelos instrumentos de seus músicos infantis.

A mensagem final foi ministrada pelo Pr. Hubert Gbenakou, dessa vez falando no idioma Francês, sua língua nativa, com tradução para o Português feita pelo jovem Silas. Enfatizou que a terra que Deus preparou para o seu povo é rica, abundante em leite e mel. No entanto, para usufruir dessa abundância, é necessário que o crente remova todas as barreiras que o impedem de receber a revelação dessa bênção que está à sua disposição.

Com convicções renovadas pela Palavra e pela ação do Espírito Santo, os participantes retornaram para suas cidades, igrejas e lares prontos para seguirem em frente no propósito de viver o projeto estabelecido por Deus para a Sua igreja.

Related posts

X