Entrevista – RECEPCIONAR ESTRANGEIROS: UMA MISSÃO DE CORAÇÃO

Pascal Silas Thue é um jovem cientista da República do Camarões que veio ao Brasil para aprimorar seus estudos com pós-doutorado em química. Embora com a nacionalidade terrena camaronesa, encontrou no Brasil mais uma parte de sua família: a Igreja de Jesus Cristo, que integrava já no Camarões e seguiu integrando no Brasil, onde congrega no Ministério Restauração. Diante da experiência de sua acolhida como estrangeiro no Ministério, e pelo amor derramado em seu coração pelo Espírito Santo, tem atuado fortemente no apoio a pessoas que, como ele, vieram de outros países para a pátria brasileira. Acompanhe, a seguir, seu depoimento sobre este grande projeto:

Em sua visão, qual a importância de um Departamento de Apoio ao Estrangeiro para a igreja brasileira?

Todos os continentes têm experimentado um grande fluxo migratório. Na América do Sul, o Brasil é um dos países que tem recebido parte de migrantes vindo de diferentes países. Com a lei que aprova a entrada legal dos imigrantes e refugiados no Brasil (Lei nº 13.445, de 24 de maio de 2017), a igreja brasileira precisa estar preparada para receber pessoas de várias nacionalidades e oferecer um acolhimento adequado, manifestando assim o amor de Cristo.

O Departamento de Apoio ao Estrangeiros é a porta de entrada dos estrangeiros na Igreja. Muitas vezes, os imigrantes e refugiados que chegam no Brasil não sabem se comunicar em Língua Portuguesa e, com isso, passam por muitas dificuldades. Por essa porta, temos condições de auxiliar em algumas necessidades básicas para o bom estabelecimento das famílias. O auxílio ocorre tanto na parte social (alimentos, vestes, aulas de idiomas, etc.) como na pregação do evangelho na língua mãe dos estrangeiros, até que o português seja dominado por eles. O objetivo principal é dar-lhes a oportunidade de conhecerem Deus e, conosco, serem um só corpo com Cristo a fim de terem suas vidas abençoadas em todos os sentidos.

Que atividades o Departamento de Apoio ao Estrangeiros desenvolve atualmente?

Atualmente desenvolvemos o culto em inglês todo primeiro e terceiro domingo do mês na sede internacional. Também realizamos seminários a convite de congregações, cuja pregação e ensino tanto podem ser em francês, inglês ou em português. Ministramos quase todos os domingos a EBD em língua francesa para os irmãos haitianos da nossa Igreja na Zona Norte de Porto Alegre. Nos últimos meses, temos ministrado em Palhoça, no estado de Santa Catarina. Atuamos na tradução simultânea para eventos, tais como o Congresso Geral e a Convenção de Ministros do Ministério Restauração. Porém, conforme a demanda for aumentando, pretendemos estar aptos a ter tradução simultânea em mais cultos da Sede. Outros idiomas em que estamos trabalhando são o alemão, espanhol e crioulo. Além disso, atuamos na arrecadação e distribuição de roupas e alimentos para os estrangeiros com necessidades (haitianos e venezuelanos principalmente) tanto em Porto Alegre, quanto em outros locais. Cooperamos também em cultos missionários do Ministério Restauração.

Que tipo de apoio um estrangeiro recebe ao chegar ao Ministério Restauração?

Ao chegar na igreja, o estrangeiro será recepcionado pela equipe do “Bem-vindo”, a qual fará o encaminhamento aos irmãos que auxiliam no Departamento de Estrangeiros para ver qual o tipo de necessidade a ser suprida. Conforme a necessidade, o estrangeiro pode receber auxílio na obtenção de documentação para viver no Brasil (CPF, Visto; Carteira de trabalho; Identidade; Carteira do SUS); doações (alimentos, roupas, sapatos, etc.); e apoio espiritual para ter uma vida de comunhão com Deus. Também é apresentado aos trabalhos específicos realizados em seu idioma, como cultos e escolas bíblicas.

No Ministério Restauração, além da Sede Internacional, onde mais há este apoio aos estrangeiros?

Além da Sede Internacional, estamos apoiando os haitianos e venezuelanos em Palhoça/SC, e em Arroio do Meio/RS, onde tivemos o privilégio de ministrar o Curso Vida Cristã. Em Palhoça, está sendo realizada Escola Bíblica Dominical em crioulo e/ou francês, e cultos em espanhol para os venezuelanos recentemente chegados na cidade. Tivemos o privilégio de iniciar o primeiro culto lá, junto com a equipe Heróis da Fé. Os irmãos da congregação do Ministério Restauração de Palhoça, sob a supervisão do Pr. Valdimir e o Ev. Geremias, têm dado continuidade a esse grande trabalho, apoiando os estrangeiros tanto na vida matérial, quanto na vida espiritual. Por fim, estamos apoioando o trabalho de evangelismo no bairro Santa Rosa, Zona Norte de Porto Alegre, onde temos ministrado a EBD frequentemente em francês, bem como ensinos e pregações para os irmãos haitianos.

About The Author

Equipe de comunicação da Igreja Pentecostal Assembleia de Deus - Ministério Restauração.

Related posts

X