CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE APOIO AO ESTRANGEIRO

CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE APOIO AO ESTRANGEIRO

O Departamento de Apoio ao Estrangeiro foi criado em abril de 2017, na Igreja Pentecostal Assembleia de Deus – Ministério Restauração, com o intuito de apoiar estrangeiros (imigrantes, refugiados e estudantes temporários) que vivem em território brasileiro, atendendo à recomendação divina de Levíticos 19.34 e Colossenses 3.10,11.

Esse apoio abrange dois aspectos, a saber: um lado social e um lado espiritual.

Com a lei que aprova a entrada legal dos imigrantes e refugiados no Brasil (Lei nº 13.445, de 24 de maio de 2017), a igreja precisa estar preparada para receber pessoas de várias nacionalidades e oferecer um acolhimento adequado, manifestando assim o amor de Cristo. É sobre essa base que foi decidido, durante a reunião dos obreiros do dia 22 de Abril de 2017, a criação de um departamento de apoio ao estrangeiro.

As principais missões desse departamento são:

  • Preparar a Igreja para receber os estrangeiros que estão chegando ao Brasil em busca de um futuro melhor e de um lugar de asilo;
  • Preparar os estrangeiros para integrar-se, tanto na sociedade de maneira legal, quanto nas congregações, achando um lugar de asilo.

Os maiores desafios que os estrangeiros no Brasil encontram são:

  • Obtenção de recursos para necessidades básicas de sobrevivência e moradia;
  • Obtenção de documentações e registros civis;
  • O aprendizado do idioma e a cultura locais;
  • Obtenção de empregos que não violem direitos trabalhistas pelo fato de serem estrangeiros;
  • Obtenção de suporte da comunidade local que supra a carência familiar.

Atualmente, os estrangeiros que escolhem o Brasil para viver são provenientes, majoritariamente, de países como Haiti, Senegal, República Democrática do Congo, Gana, Bengali, Cuba, Venezuela, Bolívia e outros latino-americanos. Por não possuírem formação educacional privilegiada e conhecimento do idioma local, esses imigrantes ocupam, na maioria dos casos, cargos de mão de obra não qualificada e comércio informal (ambulantes). Com base nesta realidade, surgiu a necessidade de se criar um apoio social por parte da IPAD-Ministério Restauração, que atualmente abrange as seguintes atividades:

  1. Auxílio na obtenção de documentação para viver no Brasil (CPF, Visto; Carteira de trabalho; Identidade; Carteira do SUS);
  2. Oferecimento de cursos gratuitos de capacitação básica em idiomas (português, francês, inglês);
  3. Oferecimento de cursos de qualificação profissional diversos e orientações;
  4. Arrecadação e entrega de doações (alimentos, roupas, sapatos..etc.)

       Na área espiritual, já contamos com os evangelismos de rua; cultos em outros idiomas e/ou com tradução simultânea; escolas bíblicas; ensinamentos diversos; atendimento para aconselhamentos.

Os cultos em inglês ocorrem no primeiro e terceiro domingo de cada mês, na Sede Internacional, a partir das 10h. Essa tem sido a porta de entrada para que muitos estrangeiros venham a ter o primeiro contato com a igreja e possam ser auxiliados em suas necessidades.

Por isso, precisamos do apoio e divulgação de toda a igreja a fim de aproveitarmos toda oportunidade para que Cristo seja conhecido através de nossa hospitalidade. Faça parte deste Departamento, venha aos cultos em inglês e multiplique o talento que Deus lhe deu para seu Reino!

About The Author

Equipe de comunicação da Igreja Pentecostal Assembleia de Deus - Ministério Restauração.

Related posts

X